quarta-feira, 31 de março de 2010

Convite


A Cia Teatral Transformação apresentará pelo 4º ano seguido o espetáculo "Paixão de Cristo". O mesmo acontecerá nos dias 02 e 03 de abril, às 20h, no patamar da Igreja Matriz de Sant'Ana, Campo Grande/RN. Venham nos prestigiar!

segunda-feira, 29 de março de 2010

Informando sobre a Paixão de Cristo

Após enfrentarmos muitos altos e baixos, enfim faremos pelo 4º ano seguido o espetáculo "Paixão de Cristo". De ultima hora tivemos que mudarmos de diretor, equipe de gravação e atores, mas com muita força de vontade diblamos todos os obstáculos que vinheram pela frente.
E os preparativos seguem a todo vapor...
Na ultima sexta-feira, os diretores de figurinos Osineide Oliveira e Laécio Vieira, reuniram-se na sede do Transformação, onde selecionaram os figurinos a serem usados por cada ator.
Ontem, foi a vez de concluirmos a etapa de gravações. As mesmas foram feitas por Alex Lima do Stúdio AF Produções da cidade de Janduís. Hoje, nosso diretor Laécio Vieira foi até a cidade de Janduís para junto com Alex, concluirem a edição do CD. Toda a gravação está sendo paga pelo vereador Vagner Souza e as viagens de ida e vinda do Stúdio AF Produções até nós ficou por conta dos vereadores Arnaldo Bezerra e João Piscó. O Transformação fica extremamente grato aos três.

Dia Mundial do Teatro


O dia mundial do teatro foi criado em 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris.
O marco principal do surgimento do teatro foi a reunião de um grupo de pessoas em uma pedreira, que se reuniram nas proximidades de uma fogueira para se aquecer do frio.
A fogueira fazia refletir a imagem das pessoas na parede, o que levou um rapaz a se levantar e fazer gestos engraçados que se refletiam em sombras. Um texto improvisado acompanhava as imagens, trazendo a ideia de personagens fracos, fortes, oprimidos, opressores e até de Deus e do diabo, segundo conta Margarida Saraiva, da Escola Superior de Teatro e Cinema, de Portugal.
A representação existe desde os tempos primitivos, quando os homens imitavam os animais, para contar aos outros como eles eram e o que faziam, se eram bravos, se atacavam, ou seja, era a necessidade de comunicação entre os homens.
O gênero trágico foi o primeiro a aparecer, retratava o sofrimento do homem, sua luta contra a fatalidade, as causas da nobreza, numa linguagem bem rica e diversificada. Os maiores escritores da tragédia foram Sófocles e Eurípedes.
Nessa época, somente os homens podiam representar, assim, diante da necessidade de simular os papéis femininos, as primeiras máscaras foram criadas e mais tarde transformadas nas faces que representam a tragédia e a comédia; máscaras que simbolizam o teatro.
O gênero cômico surgiu para satirizar os excessos, as falsidades, as mesquinharias. Um dos principais autores de comédia foi Aristófanes, que escreveu mais de quarenta peças teatrais.
Nas primeiras representações, a comédia não foi bem vista, pois os homens da época valorizavam muito mais a tragédia, considerando-a mais rica e bonita. Somente com o surgimento da democracia, no século V a.C, a comédia passou a ser mais aceita, como forma de ridicularizar os principais fatos políticos da época.

Fonte: Brasil Escola

No ultimo sábado, 27, foi o Dia Mundial do Teatro, mas o Transformação não teve uma programação em comemoração a esse dia. De início, iamos participar com representantes na Guerrilha Cultural, enquanto que os demais componentes ficariam em nossa cidade, para organizarmos a acolhida dos grupos que vinham na guerrilha, a qual teria término em CG, onde discutiriamos alguns pontos como por exemplo, o I CGarte, e juntos com os demais grupos, levariamos muita arte pelas nossas ruas. Diante de alguns imprevistos, a Guerrilha não aconteceu, e acabamos aderindo a correria dos preparativos para a Paixão de Cristo.

sábado, 27 de março de 2010

A diretora que tem uma filha aluna na própria escola que dirige: Luíza Vieira


Daria muito para está hoje em CG e junto com Joyce e as meninas do Ieda irmos ao jantar surpresa que elas organizaram para comemorarem o aniversário da companheira Luíza Vieira, aliás, Luíza de Fodó.

A companheira merece por ser uma das mulheres mais extraordinárias de Campo Grande. A professora Luíza contrariou o destino óbvio que a sociedade impõe a maioria das negras e filha de mais pobres e se formou, tendo uma das mais dignas das profissões que é a de educadora.

Atualmente como diretora do Ieda Medeiros confirmou a grande capacidade de liderança quando no primeiro ano de gestão elevou de 11 para 16,5 o índice da Escola na Provinha Brasil. Ousada, Luíza encontrou uma equipe excelente na escola e implantou em parceria com o Governo Federal uma metodologia pioneira no Estado que rendeu 95% de alfabetização e zerou a evasão escolar nas turmas testadas com a nova forma de ensinar. Aliás, Luíza é o exemplo de diretora que chega antes e sai depois de todo mundo, todos os dias.

Poderia continuar listando suas qualidades mas prefiro dizer que existem 'bons amigos para as horas boas' e existem 'amigos ótimos para todos os momentos'. Estes últimos precisam de caráter e ideiais. Para mim e muitos de CG uma pessoa que tem a grandeza citada atende pelo nome de LUIZA DE FODÓ. Feliz aniversário.

*Fonte: Blog Notícias do Sertão


Parabéns Luiza!!

E o Transformação não poderia deixar de parabenizar essa grande mulher, que sempre nos abriu seus braços e as portas do colégio onde é diretora. Parabéns Luiza, que você continue sendo essa pessoa maravilhosa e batalhadora, e que novas conquistas venham em sua busca.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Grupo Mulheres Renasce

A renascença chegou a Campo Grande através de Padre Pedro Neefs, no ano de 1983 depois de muito trabalho e luta. Ensinando as mulheres que é preciso ter esperança, amor e união, pois só assim teremos igualdade e conquistas, afinal para produzir a renascença não é diferente e através de muito trabalho depois de muitos nós e entrelaçados, paciência e dedicação podemos chegar à conquista de ver o trabalho realizado.
Hoje o grupo "Mulheres Renasce" conta com aproximadamente 06 mulheres, onde se reúnem trimestralmente para planejarem próximos trabalhos. As mesmas também participam de feiras artesanais em diversas cidades do estado, levando assim um pouco da arte campograndense aos quatros cantos do RN.
Para tal, as mesmas contam com apoios do SEBRAE/RN, Prefeitura Municipal de Campo Grande e Núcleo Sertão Verde através do ACTAS.
Abaixo segue uma amostra dos diversos trabalhos das mesmas:
Aplicações em roupas:

Porta celulares:
Os interessados em adquirir algum dos produtos artesanais deverão procurar o Grupo Mulheres Renasce ou sua coordenadora Rita Lima, na Rua Artur Almeida, 571, Alto de Santana.

terça-feira, 23 de março de 2010

Campo Grande: 152 anos de emancipação

Foto: CG News

Na semana passada o prefeito Bibi de Nenca apresentou a programação da festa de 153 anos de emancipação política de Campo Grande. A mesma segue abaixo.


02/04/2010/ SEXTA:
20:00h -
Apresentação do Espetáculo "Paixão de Cristo" da Cia Teatral Transformação.

03/04/2010/ SÁBADO:
08:00h - Abertura do dia de Campo em Campo; com Oficinas Temáticas, presencia do BNB (Banco do Nordeste) e Assinatura do contrato do Pronaf mais Alimento.
12:00h - Almoço para os participantes
16:00h - Torneio de voleibol feminino
20:00h - Reapresentação do Espetáculo "Paixão de Cristo" da Cia Teatral Transformação.

04/04/2010/ DOMINGO:
08:00h -
Inicio dos jogos da amizade
07:30h - Torneio de voleibol masculino.
08: 00h - Exposição sobre á historia de Campo Grande.

Apresentações culturais. Com a participação das Escolas municipais: Joaquim Leal Pimenta, Ieda Medeiros, Escola do Bom Jesus, escola Estadual Prof Adrião Melo e Escola particular Sagrado Coração de Maria

05/04/2010/ SEGUNDA:
05:00h -
Alvorada.
07:00h - Hasteamento das Bandeira, partilha do bolo com todos a cidade e Parabéns para Campo Grande
09:00h - Corrida e desfile de jumento para escolha do jumento mais enfeitado
18:00h - Final dos jogos da amizade.
18:00h - Solenidade do 10 anos da Escola Ieda Medeiros
22:00h - Festa na via costeira


Parabéns atrasados...


Muitas vezes sem nem esperarmos as pessoas entram em nossas vidas e logo vão fazendo morada em nossos corações, foi assim que aconteceu comigo em um encontro de teatro em Lucrecia/RN no ano passado. Em meio a tanta gente, me enturmei com uma galerinha massa da cidade de Janduís, eles faziam o "Amigarte", no meio dessa galera me aproximei de uma garota chamada Netinha Linhares. Nesses dias Netinha e eu nos aproximamos de um jeito que logo nos tornamos especiais uma para outra, de forma que até surpresa de aniversário ela organizou com os demais para mim.
E ontem, 22, como foi o aniversário dela, não poderia deixar de expresar aqui todo o meu carinho e o desejo de muitas felicidades, paz, saúde e muito amor.
Netinha querida, brigada por tudo que você vem representando em minha vida, e por poder contar sempre contigo.
Te adoro amiga!
Beijão!

*Osineide Oliveira (Amiga de Netinha Linhares)

domingo, 21 de março de 2010

Vivam os noivos!!

Ontem, 20, foi um dia mais que especial para àqueles que fazem as famílias Oliveira e Fernandes, e também para a família Transformação, pois foi oficializada a união dos nossos componentes Antonio Francisco de Oliveira (Beynha) e Camilla Mara Fernandes. Numa cerimônia bem familiar, às 09h, na Igreja Matriz de Santana, os mesmos disseram o tão esperado sim.

O casal faz parte do Transformação a três anos, e sempre pudemos contar com o talento e dedicaçaõ de ambos. E para nós, é uma grande alegria ver mais uma família formar-se dentro da grande família Transformação. Desejamos um feliz casamento, e que os sonhos que ambos compartilharem se tornem realidade, unidos para a nova vida, seja ela só de amor, paz e alegria para que possam desfrutar da felicidade tão sonhada.

"Para mim que compartilho duas famílias com o casal, cresci ao lado do noivo e acompanhei toda a construção desse relacionamento, foi uma emoção imensa vê-los oficializado essa bela união. Desde que Camilla passou a namorar com beynha, com seu jeito meigo e alegre de ser conquistou logo nossa família, passando a ser vista não como a cunhada, nora, namorada de primo, mas sim como irmã, filha, prima. Ela é de fato muito especial para todos que fazemos a família Oliveira. Estou na torcida para que eles continuem exatamente assim, unidos, companheiros e, acima de tudo, felizes, superando os momentos ruins e vivendo com intensidade os bons. " (Osineide Oliveira)

quinta-feira, 18 de março de 2010

Sentimentos...

Aqui queremos expressar nossos sentimentos a Paloma (esposa do nosso coordenador geral Pedro Mial) e ao seu irmão e componente do Transformação Iranilson, pelo falecimento da sua avó, mais conhecida como Dona Genir. A mesma faleceu ontem e sepultou-se hoje no cemitério público local.

segunda-feira, 15 de março de 2010

"Abrindo Caminhos"

O cursinho pré-vestibular Abrindo Caminhos foi idealizado em Campo Grande no ano de 2008 por Caramuru Paiva. A idéia era de não só abrir as portas para a comunidade campograndense, como também para os janduienses e triunfenses.
Assim que o mesmo iniciou-se, lá estava alguns componentes do Transformação, e hoje podemos dizer que de fato o cursinho abriu os caminhos de 04 deles, que são:

Osineide Oliveira Aprovada em Pedagogia no IESP/FACETE 2009.2;
Micleon Fernandes – Aprovado em Filosofia no IESP/FACETE 2009.2 e Recursos Humanos no Prouni;
Clébio Willame – Aprovado em Teatro na UFRN;
Francilene Galvão - Aprovada em Pedagogia na UERN.

Graças à idéia de Caramuru, o valorosíssimo apoio da Profª Leida Almeida e a UERN, e a fantástica colaboração de grandes professores voluntários, o Transformação fica em festa e imensamente agradecidos por poder ver esses componentes terem acesso à sonhada vida universitária.
Obrigada a todos, e que esses construtores de sonhos venham a se multiplicar. E aos aprovados, aqui fica nossos votos de parabéns pela aprovação e força de vontade que os fizeram não desistir de um sonho.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Encaminhamentos...

Ontem a Cia Transformação reuniu-se às 21:30, na calçada da Igreja Matriz de Santana, para nosso primeiro ensaio de texto do espetáculo Paixão de Cristo. Na ocasião, os coordenadores Pedro Miau e Osineide Oliveira discutiram a idéia de novos espetáculos para a Cia, uma vez que na categoria teatro de rua a mesma conta apenas com o espetáculo "Grito de Alerta", quadros de palhaços e o quadro "O matuto e o malandro". A idéia é de montarmos dois espetáculos baseados em fatos reais da nossa cidade e "O Lixo em Verso e Prosa" que tem readaptação de Lindemberg Bezerra da Companhia Cultural Ciranduís.

CGarte vai reunir o território em torno da cultura

Acompanhei as discussões dos grupos de teatro do território Sertão do Apodi que se reuniram no último final de semana, na Escola Ieda Medeiros Saldanha, para planejarem a realização do I CGarte, Encontro Cultural do município. A previsão é de reunir em torno de 150 jovens da região, transformando CG no palco para as manifestações das culturas tradicionais e contemporâneas como teatro, dança, hip hop, poesia, viola, capoeira, pintura, música instrumental e vídeos de celulares.

A realização está na responsabilidade do Grupo Teatral Transformação e conta com o apoio da Companhia Ciranduis e da Prefeitura Municipal de Campo Grande através da Coordenação Municipal de Cultura que tem a frente o companheiro Pedro Miau. O prefeito Bibi de Nenca assegurou o investimento no evento. De nossa parte, como vice-prefeito e militante cultural, assumimos algumas responsabilidades financeiras e políticas para apoiar a concretização desta grandiosa atividade.

É redundante mais a gente não se cansa de parabenlizar a garra da juventude do Transformação que se supera e consegue pensar e executar programações desta magnitude. Parabéns para Osineide (foto) junto com toda a coordenação e demais integrantes desta trupe maravilhosa que vem transformando xique-xique em poesia.

Fonte: Blog Notícias do Sertão

segunda-feira, 8 de março de 2010

08 de março - Dia Internacional da Mulher


O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.



Mulher...
Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar
Mulher,
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua família
Mulher,
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço
Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha...
Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas, admiradas todos os dias...

Para vocês mulheres, em especial as que fazem a Cia Teatral Transformação...
Feliz Dia Internacional da Mulher!

domingo, 7 de março de 2010

Colaborações

Para a realização da reunião com os grupos do Movimento Escambo, a Cia. Teatral Transformação contou com importantes colaborações e aqui viemos demonstrar os nossos votos de gratidão à diretora Luiza Vieira que nos emprestou o colégio Iêda Medeiros e uma cozinheira, Caramurú Paiva e Bloco Sou Difícil que contribuíram com a alimentação, e a Cia Cultural Ciranduís por fazer toda a articulação de comunicação.
Foto: Lindemberg Bezerra

Reunião com grupos do Movimento Escambo

Movimento Popular Escambo Livre de Rua
Reunião de articulação com grupos do RN
Data: 06 de março de 2010. Horário: 09h às 16h.
Local: Escola Municipal Ieda Medeiros
Cidade: Campo Grande/RN.

Pontos de discussão:

1 – Gerrilha Cultural, em 27 de março;
2 – Aniversário da Cia. Ciranduís, em abril;
3 – Encontro de Campo Grande, em maio;
4 – Escambo de Fortaleza, em julho.

Relato

A reunião de Campo Grande/RN, foi pensada no domingo, 28 de fevereiro, para que pudéssemos ter uma agenda regional do Movimento Escambo e assim poder ter uma melhor articulação com os grupos do RN. A idéia era que cada grupo visse seu deslocamento e Campo Grande conseguiria a alimentação, como foi feito.
Na reunião tivemos a presença dos grupos Brincantes do Sertão, Cia. Ciranduís de Janduís e Transformação de Campo Grande e a presença do vice-prefeito Caramuru Paiva. Estávamos em número de 11 pessoas, representando três grupos do Escambo. Foi uma reunião super proveitosa e produtiva, onde tiramos várias propostas, relatada abaixo.

GUERRILHA CULTURAL

Ficou acertado que a Guerrilha Cultural acontecerá dia 27 de março de 2010, saindo de Janduís às 07h, depois de movimentação pela cidade com destino a Messias Targino, Patú, Lucrécia, Umarizal e teremos uma parada em Olho D’Água dos Borges, para almoço. Em seguida seguiremos para Caraúbas e encerramos o dia em Campo Grande com uma programação cultural, ação divulgadora do encontro de maio na cidade.

• Quem participa?
Todos os grupos do Escambo, estudantes, artistas e entidades interessadas.

• O que conseguir?
Alimentação ou levar a alimentação de cada um, combustível, duas faixas, fogos.

• Como se articular daqui até lá?
Ficou acertado que todas as terças-feiras, acontecerão reuniões pelo MSN, a partir das 09h, com representantes de grupos e interessados. Há uma proposta de reunião dia 20 de março, novamente em Campo Grande, caso necessário.

ATENÇÃO: cada grupo já vai se articulando e vendo o que pode conseguir em alimentação, combustível, alguma grana, etc.

..............................................................................................................
ANIVERSÁRIO DA CIA. CIRANDUÍS EM ABRIL

Por ser uma programação dentro do Movimento Escambo, ficou acertado pela Direção Executiva da Ciranduís , repassada na reunião e encaminhado da seguinte forma:
Entre 19 e 23 de abril, faremos uma programação cultural em pontos de diferentes de Janduís e zona rural. A cada dia a Ciranduís fará um de seus espetáculos com a presença de um grupo do Movimento. Os grupos que se disporem a vir precisa avisar para que possam juntos se articular no deslocamento.
Dia 24 de abril, um sábado, teremos um dia todo esportivo com adolescentes e adultos da Ciranduís e do Movimento.
Discutiu-se a possibilidade de participação de grupos de outras cidades que não são do Movimento.

.............................................................................................................

ENCONTRO EM CAMPO GRANDE

Na reunião discutimos que o encontro acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de maio de 2010. Será uma ação de fortalecimento regional e de discussão do Escambo de Fortaleza.

Quem vai com espetáculos?
Cia. Ciranduís – JANDUÍS
Cia. Brincantes do Sertão – JANDUÍS
Arte e Ginga – LUCRECIA
Tribo da Arte – LUCRECIA
Arte e Riso – UMARIZAL
Poemia do Mundo – FORTALEZA

Quem vai com ser convidado a participar com representantes?
Balai de Artes – JANDUÍS
Ginga Faceira – JANDUÍS
Grupo Rítmos – JANDUÍS
La Trupe – NATAL
Nós na Rua – SÃO MIGUEL DO GOSTOSO
Arte na Vêia – GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO
Projeto Abelhar – FELIPE GUERRA
Representante dos grupos de FORTALEZA/CE
Capoeira – PILÕES

Quantas pessoas?
A idéia é que o encontro possa ter em média 150 pessoas entre artistas que irão fazer oficinas, grupos com espetáculos e representantes de grupos que discutam o Escambo de Fortaleza.


Proposta de programação:

DIA 14 DE MAIO – (sexta-feira)
14h – Chegada dos grupos e representantes de grupos.
16h – Plenária de acolhimento
17:30h – Cortejo e apresentação dos grupos Transformação, Ciranduís, Arte e Ginga e roda de Capoeira com o pessoal de Campo Grande.
19:30h – Jantar
20:30 – Plenária de encaminhamentos
21:30 – Noite cultural [poesia, música, viola e outras atrações]

DIA 15 DE MAIO – (sábado)
07h às 08h – Café da manhã
09h às 12h – Oficinas na cidade e comunidades da zona rural de Campo Grande e no alojamento discussão sobre o XXVI Escambo de Fortaleza/CE.
12h – Almoço
14h – Continuação da plenária e oficinas
16h – Parada e articulação para cortejo
17 – Cortejo e apresentações dos espetáculos Arte e Riso, Tribo da Arte, Brincantes e roda de CAPOEIRA.
19h – Jantar
20:30 – Lançamento do Livro Lâminas do poeta Ray Lima
22h – Noite cultural

DIA 16 DE MAIO – (domingo)
07h às 08h – Café da manhã
09h – Espetáculo na feira de Campo Grande
10h – Socialização de vivencias e avaliação do encontro.
12h – Almoço
14h – Encerramento do encontro com socialização de tudo discutido e encaminhamentos da agenda do Escambo.
16h – Saída dos grupos que precisam viajar no domingo.
............................................................................................................

XXVI ESCAMBO DE FORTALEZA

Na discussão do Escambo de Fortaleza, que será em julho, sugerimos que seria preferível que o Encontro aconteça entre os dias 16, 17, 18 e 19 de julho de 2010, por ser uma data que nem é inicio ou fim de mês: fica no meio do mês.

E os pontos discutidos foram:
1 – Que espetáculo vamos levar;
2 – Quantas pessoas cada grupo leva;
3 – Como chegaremos lá;
4 – Como se preparar internamente;
5 – Que apoios podemos ter.

Estavam presentes: Lindemberg Bezerra, Ubirajara Alves, César Santos, Dedé Danado, Willy Kesle, Osineide Oliveira, Renan, João Vitor, Laércio, Emanuela, Luana Priscila e Caramuru Paiva.
*Lindemberg Bezerra (Articulador cultural e membro da Cia. Cultural Ciranduís)

quinta-feira, 4 de março de 2010

Feliz Aniversário



A Cia Teatral Transformação hoje está em festa, hoje é o aniversário do seu componente Laécio Vieira. O mesmo vem atuando no Transformação desde 2007 e vem se demonstrando um ótimo ator.

O desejamos muita prosperidade, amor, cinseras amizades... Enfim, tudo de melhor em sua vida.

Parabéns nêgo... Felicidades mil!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Parabéns!!

Hoje é o aniversário de uma grande amiga do Transformação. Iracema Manielle vem sendo uma grande incentivadora do grupo e queríamos que ela fosse mais que isso, fosse uma componente, porém como uma profissional bastante responsável, a mesma acaba não tendo tempo.
Parabéns grande Iracema, que papai do céu te ilumine cada vez mais e que você permaneça sempre com esse seu jeito meigo e cativador de ser.
Feliz Aniversário!!

Inauguração do Projeto Territórios Digitais.



A Companhia Teatral Transformação esteve sexta-feira (26), na comunidade do Bom Jesus, na inauguração do Projeto Território Digital (10 computadores, scaner e impressoras) e do espaço de Cine mais cultura (telão, retro projetor, câmeras e filmadoras).
A inauguração teve início às 16h com charanga; apresentação do quadro "O Matuto e o Malandro" da Companhia Cultural Transformação, que teve como elaboradores e atores, Eliel Araújo e Renam; ato político com falas de autoridades, dentre elas Hugo Manso delegado do Ministério de Desenvolvimento da Agricultura, Rosane Gurgel Supervisora do Projeto Dom Helder/RN, Bibi de Nenca prefeito Municipal de Campo Grande, Caramuru Paiva vice-prefeito municipal e Zuleide Araújo coordenadora Institucional do Núcleo Sertão Verde; e apresentação do documentário "A Terra do Bom Jesus".
Ao termino teve um jantar compartilhado e um forró pé de serra, onde o Transformação participou com Eliel Araújo, Renan, Alex e Maerdson nos metais, Osineide Oliveira e Brena Kaline como dançarinas. Todos representando o cangaço.

Para tal apresentação a Companhia Teatral Transformação contou com a colaboração do sanfoneiro Chico Preto, que a algum tempo já vem participando conosco de algumas programações, o cantor Diassis, os garotos que compõe a charanga, e Valdécio em nome da Cia de Dança Brincantes do Sertão da cidade de Janduís que nos emprestou as roupas. A todos eles muito obrigado!