quarta-feira, 31 de março de 2010
segunda-feira, 29 de março de 2010
Informando sobre a Paixão de Cristo
Dia Mundial do Teatro

O marco principal do surgimento do teatro foi a reunião de um grupo de pessoas em uma pedreira, que se reuniram nas proximidades de uma fogueira para se aquecer do frio.
A fogueira fazia refletir a imagem das pessoas na parede, o que levou um rapaz a se levantar e fazer gestos engraçados que se refletiam em sombras. Um texto improvisado acompanhava as imagens, trazendo a ideia de personagens fracos, fortes, oprimidos, opressores e até de Deus e do diabo, segundo conta Margarida Saraiva, da Escola Superior de Teatro e Cinema, de Portugal.
A representação existe desde os tempos primitivos, quando os homens imitavam os animais, para contar aos outros como eles eram e o que faziam, se eram bravos, se atacavam, ou seja, era a necessidade de comunicação entre os homens.
O gênero trágico foi o primeiro a aparecer, retratava o sofrimento do homem, sua luta contra a fatalidade, as causas da nobreza, numa linguagem bem rica e diversificada. Os maiores escritores da tragédia foram Sófocles e Eurípedes.
Nessa época, somente os homens podiam representar, assim, diante da necessidade de simular os papéis femininos, as primeiras máscaras foram criadas e mais tarde transformadas nas faces que representam a tragédia e a comédia; máscaras que simbolizam o teatro.
O gênero cômico surgiu para satirizar os excessos, as falsidades, as mesquinharias. Um dos principais autores de comédia foi Aristófanes, que escreveu mais de quarenta peças teatrais.
Nas primeiras representações, a comédia não foi bem vista, pois os homens da época valorizavam muito mais a tragédia, considerando-a mais rica e bonita. Somente com o surgimento da democracia, no século V a.C, a comédia passou a ser mais aceita, como forma de ridicularizar os principais fatos políticos da época.
Fonte: Brasil Escola
No ultimo sábado, 27, foi o Dia Mundial do Teatro, mas o Transformação não teve uma programação em comemoração a esse dia. De início, iamos participar com representantes na Guerrilha Cultural, enquanto que os demais componentes ficariam em nossa cidade, para organizarmos a acolhida dos grupos que vinham na guerrilha, a qual teria término em CG, onde discutiriamos alguns pontos como por exemplo, o I CGarte, e juntos com os demais grupos, levariamos muita arte pelas nossas ruas. Diante de alguns imprevistos, a Guerrilha não aconteceu, e acabamos aderindo a correria dos preparativos para a Paixão de Cristo.
sábado, 27 de março de 2010
A diretora que tem uma filha aluna na própria escola que dirige: Luíza Vieira

A companheira merece por ser uma das mulheres mais extraordinárias de Campo Grande. A professora Luíza contrariou o destino óbvio que a sociedade impõe a maioria das negras e filha de mais pobres e se formou, tendo uma das mais dignas das profissões que é a de educadora.
Atualmente como diretora do Ieda Medeiros confirmou a grande capacidade de liderança quando no primeiro ano de gestão elevou de 11 para 16,5 o índice da Escola na Provinha Brasil. Ousada, Luíza encontrou uma equipe excelente na escola e implantou em parceria com o Governo Federal uma metodologia pioneira no Estado que rendeu 95% de alfabetização e zerou a evasão escolar nas turmas testadas com a nova forma de ensinar. Aliás, Luíza é o exemplo de diretora que chega antes e sai depois de todo mundo, todos os dias.
Poderia continuar listando suas qualidades mas prefiro dizer que existem 'bons amigos para as horas boas' e existem 'amigos ótimos para todos os momentos'. Estes últimos precisam de caráter e ideiais. Para mim e muitos de CG uma pessoa que tem a grandeza citada atende pelo nome de LUIZA DE FODÓ. Feliz aniversário.
*Fonte: Blog Notícias do Sertão
E o Transformação não poderia deixar de parabenizar essa grande mulher, que sempre nos abriu seus braços e as portas do colégio onde é diretora. Parabéns Luiza, que você continue sendo essa pessoa maravilhosa e batalhadora, e que novas conquistas venham em sua busca.
quinta-feira, 25 de março de 2010
Grupo Mulheres Renasce
terça-feira, 23 de março de 2010
Campo Grande: 152 anos de emancipação
02/04/2010/ SEXTA:
20:00h - Apresentação do Espetáculo "Paixão de Cristo" da Cia Teatral Transformação.
03/04/2010/ SÁBADO:
08:00h - Abertura do dia de Campo em Campo; com Oficinas Temáticas, presencia do BNB (Banco do Nordeste) e Assinatura do contrato do Pronaf mais Alimento.
12:00h - Almoço para os participantes
16:00h - Torneio de voleibol feminino
20:00h - Reapresentação do Espetáculo "Paixão de Cristo" da Cia Teatral Transformação.
04/04/2010/ DOMINGO:
08:00h - Inicio dos jogos da amizade
07:30h - Torneio de voleibol masculino.
08: 00h - Exposição sobre á historia de Campo Grande.
Apresentações culturais. Com a participação das Escolas municipais: Joaquim Leal Pimenta, Ieda Medeiros, Escola do Bom Jesus, escola Estadual Prof Adrião Melo e Escola particular Sagrado Coração de Maria
05/04/2010/ SEGUNDA:
05:00h - Alvorada.
07:00h - Hasteamento das Bandeira, partilha do bolo com todos a cidade e Parabéns para Campo Grande
09:00h - Corrida e desfile de jumento para escolha do jumento mais enfeitado
18:00h - Final dos jogos da amizade.
18:00h - Solenidade do 10 anos da Escola Ieda Medeiros
22:00h - Festa na via costeira
Parabéns atrasados...

E ontem, 22, como foi o aniversário dela, não poderia deixar de expresar aqui todo o meu carinho e o desejo de muitas felicidades, paz, saúde e muito amor.
Netinha querida, brigada por tudo que você vem representando em minha vida, e por poder contar sempre contigo.
Te adoro amiga!
Beijão!
domingo, 21 de março de 2010
Vivam os noivos!!
O casal faz parte do Transformação a três anos, e sempre pudemos contar com o talento e dedicaçaõ de ambos. E para nós, é uma grande alegria ver mais uma família formar-se dentro da grande família Transformação. Desejamos um feliz casamento, e que os sonhos que ambos compartilharem se tornem realidade, unidos para a nova vida, seja ela só de amor, paz e alegria para que possam desfrutar da felicidade tão sonhada.

"Para mim que compartilho duas famílias com o casal, cresci ao lado do noivo e acompanhei toda a construção desse relacionamento, foi uma emoção imensa vê-los oficializado essa bela união. Desde que Camilla passou a namorar com beynha, com seu jeito meigo e alegre de ser conquistou logo nossa família, passando a ser vista não como a cunhada, nora, namorada de primo, mas sim como irmã, filha, prima. Ela é de fato muito especial para todos que fazemos a família Oliveira. Estou na torcida para que eles continuem exatamente assim, unidos, companheiros e, acima de tudo, felizes, superando os momentos ruins e vivendo com intensidade os bons. " (Osineide Oliveira)
quinta-feira, 18 de março de 2010
Sentimentos...
segunda-feira, 15 de março de 2010
"Abrindo Caminhos"

Assim que o mesmo iniciou-se, lá estava alguns componentes do Transformação, e hoje podemos dizer que de fato o cursinho abriu os caminhos de 04 deles, que são:
Osineide Oliveira – Aprovada em Pedagogia no IESP/FACETE 2009.2;
Micleon Fernandes – Aprovado em Filosofia no IESP/FACETE 2009.2 e Recursos Humanos no Prouni;
Clébio Willame – Aprovado em Teatro na UFRN;
Francilene Galvão - Aprovada em Pedagogia na UERN.
Graças à idéia de Caramuru, o valorosíssimo apoio da Profª Leida Almeida e a UERN, e a fantástica colaboração de grandes professores voluntários, o Transformação fica em festa e imensamente agradecidos por poder ver esses componentes terem acesso à sonhada vida universitária.
Obrigada a todos, e que esses construtores de sonhos venham a se multiplicar. E aos aprovados, aqui fica nossos votos de parabéns pela aprovação e força de vontade que os fizeram não desistir de um sonho.
sexta-feira, 12 de março de 2010
Encaminhamentos...
CGarte vai reunir o território em torno da cultura
A realização está na responsabilidade do Grupo Teatral Transformação e conta com o apoio da Companhia Ciranduis e da Prefeitura Municipal de Campo Grande através da Coordenação Municipal de Cultura que tem a frente o companheiro Pedro Miau. O prefeito Bibi de Nenca assegurou o investimento no evento. De nossa parte, como vice-prefeito e militante cultural, assumimos algumas responsabilidades financeiras e políticas para apoiar a concretização desta grandiosa atividade.
É redundante mais a gente não se cansa de parabenlizar a garra da juventude do Transformação que se supera e consegue pensar e executar programações desta magnitude. Parabéns para Osineide (foto) junto com toda a coordenação e demais integrantes desta trupe maravilhosa que vem transformando xique-xique em poesia.
segunda-feira, 8 de março de 2010
08 de março - Dia Internacional da Mulher

Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.
Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.
Mulher...
Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar
Mulher,
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua família
Mulher,
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço
Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha...
Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas, admiradas todos os dias...
Para vocês mulheres, em especial as que fazem a Cia Teatral Transformação...
Feliz Dia Internacional da Mulher!
domingo, 7 de março de 2010
Colaborações
Reunião com grupos do Movimento Escambo
Reunião de articulação com grupos do RN
Data: 06 de março de 2010. Horário: 09h às 16h.
Local: Escola Municipal Ieda Medeiros
Cidade: Campo Grande/RN.
Pontos de discussão:
1 – Gerrilha Cultural, em 27 de março;
2 – Aniversário da Cia. Ciranduís, em abril;
3 – Encontro de Campo Grande, em maio;
4 – Escambo de Fortaleza, em julho.
Relato
A reunião de Campo Grande/RN, foi pensada no domingo, 28 de fevereiro, para que pudéssemos ter uma agenda regional do Movimento Escambo e assim poder ter uma melhor articulação com os grupos do RN. A idéia era que cada grupo visse seu deslocamento e Campo Grande conseguiria a alimentação, como foi feito.
Na reunião tivemos a presença dos grupos Brincantes do Sertão, Cia. Ciranduís de Janduís e Transformação de Campo Grande e a presença do vice-prefeito Caramuru Paiva. Estávamos em número de 11 pessoas, representando três grupos do Escambo. Foi uma reunião super proveitosa e produtiva, onde tiramos várias propostas, relatada abaixo.
GUERRILHA CULTURAL
Ficou acertado que a Guerrilha Cultural acontecerá dia 27 de março de 2010, saindo de Janduís às 07h, depois de movimentação pela cidade com destino a Messias Targino, Patú, Lucrécia, Umarizal e teremos uma parada em Olho D’Água dos Borges, para almoço. Em seguida seguiremos para Caraúbas e encerramos o dia em Campo Grande com uma programação cultural, ação divulgadora do encontro de maio na cidade.
• Quem participa?
Todos os grupos do Escambo, estudantes, artistas e entidades interessadas.
• O que conseguir?
Alimentação ou levar a alimentação de cada um, combustível, duas faixas, fogos.
• Como se articular daqui até lá?
Ficou acertado que todas as terças-feiras, acontecerão reuniões pelo MSN, a partir das 09h, com representantes de grupos e interessados. Há uma proposta de reunião dia 20 de março, novamente em Campo Grande, caso necessário.
ATENÇÃO: cada grupo já vai se articulando e vendo o que pode conseguir em alimentação, combustível, alguma grana, etc.
..............................................................................................................
Por ser uma programação dentro do Movimento Escambo, ficou acertado pela Direção Executiva da Ciranduís , repassada na reunião e encaminhado da seguinte forma:
Entre 19 e 23 de abril, faremos uma programação cultural em pontos de diferentes de Janduís e zona rural. A cada dia a Ciranduís fará um de seus espetáculos com a presença de um grupo do Movimento. Os grupos que se disporem a vir precisa avisar para que possam juntos se articular no deslocamento.
Dia 24 de abril, um sábado, teremos um dia todo esportivo com adolescentes e adultos da Ciranduís e do Movimento.
Discutiu-se a possibilidade de participação de grupos de outras cidades que não são do Movimento.
.............................................................................................................
ENCONTRO EM CAMPO GRANDE
Na reunião discutimos que o encontro acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de maio de 2010. Será uma ação de fortalecimento regional e de discussão do Escambo de Fortaleza.
Quem vai com espetáculos?
Cia. Ciranduís – JANDUÍS
Cia. Brincantes do Sertão – JANDUÍS
Arte e Ginga – LUCRECIA
Tribo da Arte – LUCRECIA
Arte e Riso – UMARIZAL
Poemia do Mundo – FORTALEZA
Quem vai com ser convidado a participar com representantes?
Ginga Faceira – JANDUÍS
Grupo Rítmos – JANDUÍS
La Trupe – NATAL
Nós na Rua – SÃO MIGUEL DO GOSTOSO
Arte na Vêia – GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO
Projeto Abelhar – FELIPE GUERRA
Representante dos grupos de FORTALEZA/CE
Capoeira – PILÕES
Quantas pessoas?
A idéia é que o encontro possa ter em média 150 pessoas entre artistas que irão fazer oficinas, grupos com espetáculos e representantes de grupos que discutam o Escambo de Fortaleza.
Proposta de programação:
DIA 14 DE MAIO – (sexta-feira)
16h – Plenária de acolhimento
17:30h – Cortejo e apresentação dos grupos Transformação, Ciranduís, Arte e Ginga e roda de Capoeira com o pessoal de Campo Grande.
19:30h – Jantar
20:30 – Plenária de encaminhamentos
21:30 – Noite cultural [poesia, música, viola e outras atrações]
DIA 15 DE MAIO – (sábado)
07h às 08h – Café da manhã
09h às 12h – Oficinas na cidade e comunidades da zona rural de Campo Grande e no alojamento discussão sobre o XXVI Escambo de Fortaleza/CE.
12h – Almoço
14h – Continuação da plenária e oficinas
16h – Parada e articulação para cortejo
17 – Cortejo e apresentações dos espetáculos Arte e Riso, Tribo da Arte, Brincantes e roda de CAPOEIRA.
19h – Jantar
20:30 – Lançamento do Livro Lâminas do poeta Ray Lima
22h – Noite cultural
DIA 16 DE MAIO – (domingo)
07h às 08h – Café da manhã
09h – Espetáculo na feira de Campo Grande
10h – Socialização de vivencias e avaliação do encontro.
12h – Almoço
14h – Encerramento do encontro com socialização de tudo discutido e encaminhamentos da agenda do Escambo.
16h – Saída dos grupos que precisam viajar no domingo.
............................................................................................................
XXVI ESCAMBO DE FORTALEZA
E os pontos discutidos foram:
1 – Que espetáculo vamos levar;
2 – Quantas pessoas cada grupo leva;
3 – Como chegaremos lá;
4 – Como se preparar internamente;
5 – Que apoios podemos ter.
Estavam presentes: Lindemberg Bezerra, Ubirajara Alves, César Santos, Dedé Danado, Willy Kesle, Osineide Oliveira, Renan, João Vitor, Laércio, Emanuela, Luana Priscila e Caramuru Paiva.
quinta-feira, 4 de março de 2010
Feliz Aniversário

segunda-feira, 1 de março de 2010
Parabéns!!
Parabéns grande Iracema, que papai do céu te ilumine cada vez mais e que você permaneça sempre com esse seu jeito meigo e cativador de ser.
Feliz Aniversário!!
Inauguração do Projeto Territórios Digitais.

A inauguração teve início às 16h com charanga; apresentação do quadro "O Matuto e o Malandro" da Companhia Cultural Transformação, que teve como elaboradores e atores, Eliel Araújo e Renam; ato político com falas de autoridades, dentre elas Hugo Manso delegado do Ministério de Desenvolvimento da Agricultura, Rosane Gurgel Supervisora do Projeto Dom Helder/RN, Bibi de Nenca prefeito Municipal de Campo Grande, Caramuru Paiva vice-prefeito municipal e Zuleide Araújo coordenadora Institucional do Núcleo Sertão Verde; e apresentação do documentário "A Terra do Bom Jesus".
Ao termino teve um jantar compartilhado e um forró pé de serra, onde o Transformação participou com Eliel Araújo, Renan, Alex e Maerdson nos metais, Osineide Oliveira e Brena Kaline como dançarinas. Todos representando o cangaço.